Resenha: Projeto Angel (Maximum Ride)

    Olá, leitores! Eu prometi (para mim mesma) que começaria a fazer mais resenhas esse ano e, olha, pequei muito nisso... Mas vou voltar com essa rotina de uma resenha por semana começando por hoje! Que tal? hahaha
    Para quem não sabe, eu faço resenhas para o blog Alquimia dos Romances e esta resenha foi publicada ontem por lá. Não se esqueça de visitar o Alquimia para ler as outras resenhas (o blog é cheio de resenhistas maravilhosos). Chega de blá blá blá e vamos à resenha? :)



Título: Maximum Ride - Projeto Angel
Editora: Novo Conceito (selo #irado)
Escritor: James Patterson
Páginas: 381

Sinopse:
Maximum Ride tem 14 anos. Ela e os seus amigos seriam crianças normais se não tivessem o dom de voar. Para algumas pessoas esse poder seria um sonho, mas, no caso da turma de Max, a vida se transformou em um pesadelo sem fim desde que a perseguição dos Apagadores começou.
Seja em cima das árvores do Central Park, em uma jornada escaldante no deserto da Califórnia ou nas entranhas do metrô de Nova York, Max e sua nova família lutam para compreender por que eles são diferentes de todos os outros seres humanos. A maior dúvida é: eles vão salvar a humanidade ou ajudar a destruí-la?
Impossível ficar indiferente a Max! Sarcástica, corajosa e meio impaciente, ela é a líder mais poderosa e forte que você já conheceu. Ao mesmo tempo em que luta para se proteger e salvar a vida dos seus amigos, Max tenta entender por que tudo tem que ser tão difícil e diferente para eles.
Se você gosta de ação rápida, dinâmica, daquelas de tirar o fôlego, com vilões que você ama odiar... Este é o seu livro! Uma aventura fantástica e imprevisível, que emociona e desperta a imaginação. 

    Ô livro difícil de descrever... Sabe quando se ama um livro da metade para o final e ODEIA o início? Defini bem Projeto Angel. O começo da narração é muito lente e confusa, já que os capítulos são pequenos e cada um contado por um personagem, ou seja, quando o leitor começa a entender, o narrador muda e o que está acontecendo também. A história começa a se desenrolar a partir da página 150, mais ou menos. O que é muito chato porque o leitor não consegue aproveitar e acaba largando e deixando a leitura para depois (aquele depois que nunca chega). 
    Projeto Angel fala exatamente sobre um "projeto" de resgatar Angel, a caçulinha do bando de crianças-aves mutantes, criadas na Escola, um lugar onde alguns humanos realizam experimentos em crianças. Ela foi sequestrada por Apagadores, uma espécie de capangas da Escola. 
    Os integrantes do bando - Max, Fang, Nudge, Iggy e Angel - foram criados e se conheceram na Escola. Eles foram salvos pelo Jeb, considerado pai por todos eles, quem os ensinou a lutar, voar; sobreviver.
    Por algum motivo ainda desconhecido, os Apagadores voltaram a persegui-los incontrolavelmente. Depois de muita fuga e preocupação, levam Angel para mais algum experimento e, obviamente, o espírito de união e companheirismo fala mais alto entre o bando e imediatamente eles vão atrás dela. Após alguns deslizes e delongas pelo caminho, resgatam (com dificuldade e ajuda) a Angel e vivem muitas aventuras.
    Os personagens exercem grandes poderes ao desenrolar da narrativa e passam lições importantes aos leitores. Percebe-se que, mesmo a Max sendo a líder do bando, todas as crianças-aves têm alguma habilidade responsável por mais conforto, aprendizado quanto à convivência, já que todos têm gostos e jeitos bem peculiares, e que traz maior confiança entre eles. Liderança não é mandar; é saber dividir e abrir mão de certas coisas pelo grupo e a Max demonstra isto claramente.
    A missão da líder, a Maximum Ride, é salvar o mundo. Como? É o que ela deve descobrir.
    O livro é MUITO original e a forma como foi escrito é incontestável, a não ser se for analisado pelos parágrafos, como contei anteriormente.
    James Patterson caprichou no quesito produção de personagem, construção de conteúdo e descrição de ambientes, mas deixou a desejar em termos de organização de parágrafos e visão dos personagens em cada um deles. O que mais pesa na balança? Só digo uma coisa: não vejo de hora de saber como Patterson vai desenvolver a história e o crescimento dos personagens nos próximos seis livros.


Espero que tenham gostado! Beijinhos ♥

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Feliz 2015 com metas! ★

Resenha: Estrelas Tortas