Momento Reflexão #11: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

    Olá, queridos leitores! Hoje venho com a alegria de falar um pouco (ou muito haha) sobre este dia tão importante para a literatura mundial: Dia Mundial do Livro. 
    Comemora-se no dia 23 de abril de todos os anos O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que foi criado pela Conferência Geral da UNESCO, Organização Educacional, Cultural e Científica das Nações Unidas, na Catalunha, onde todas as pessoas que compram livros ganham rosas como uma forma de elogiá-las pela iniciativa (que homenagem linda!), em 1995 para enfatizar a importância dos livros em nossas vidas.


(imagem do blog Retalhes de Bem-Fica)

    O dia foi escolhido em homenagem à memória de William Shakespeare (melhor romancista ever!), Garcilaso de la Vega, Josep Pla e Miguel de Cervantes, que morreram no dia 23 de abril de 1616. E, além disso, na mesma data, nasceram Maurice Druon (ele era parisiense e tudo que ele fez na vida serve de pura e total inspiração, gente! Awn <3), em 1918, que foi um graaaande escritor e o maior e principal membro da Academia Francesa das Letras (que sonho!) e sobrinho de Joseph Kessel, outro romancista que marcou a história, Vladimir Nabokov, que foi escritor russoamericano, e Manuel Vallejo, escritor e jornalista colombiano.
    A UNESCO e outras organizações realizam milhares de eventos literários para celebrar o dia todos os anos e, em uma destes eventos, é nomeada A Capital Mundial do Livro anual, logicamente um lugar que de alguma forma contribuiu para a conscientização da importância da leitura e dos leitores no mundo.
    Também neste dia é celebrado o Dia do Direito do Autor, que defende os direitos autorais e valores culturais de cada autor. 

Espero que tenham gostado! Beijinhos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 com metas! ★

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Resenha: Estrelas Tortas