Conhecendo Paraísos #5: Real Gabinete Português de Leitura

    Olá, pessoal! Vamos conhecer mais um paraíso?


    O Real Gabinete comemorará 177 anos dia 10 de maio e, por isso, o escolhi neste mês. Localiza-se np centro do Rio de Janeiro e você poderá visitar seu site oficial clicando aqui.
    O grande acervo de livros foi fundado em 1837 por um grupo de refugiados políticos de 43 imigrantes portugueses e se tornou o maior acervo de escritores portugueses fora de Portugal.
    O estilo arquitetônicos atual é chamado de neomanuelino; gótico-renascentista inspirado nos descobrimentos portugueses.


    Os medalhões na fachada, que foi trazida de Lisboa, representam os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.
    O teto da sala de leitura, também no estilo neomanuelino, tem um belo candelabro.
       

    A biblioteca do Real Gabinete possui cerca de 350.000 livros, entre eles nacionais e estrangeiros, contendo também obras raríssimas. Há também diversas pinturas de grandes artistas como José Malhoa, Carlos Reis, Oswaldo Teixeira, Eduardo Malta e Henrique Medina.




    O Real Gabinete Português de Leitura promove projetos com intuito o incentivo da leitura, adoração à literatura, pintura, cultura, história e artes em geral. Inclusive a Academia das Letras fez parte desta história, já que as cinco primeiras reuniões da Academia foram realizadas no Gabinete, juntamente com Machado de Assis.

Espero que tenha gostado! Beijinhos ♥


Comentários

  1. Adoreei o lugar. Nossa, como queria que no Brasil o incentivo a leitura fosse tão forte quanto ao futebol e que tivessemos bibliotecas e livrarias de grandes proporções. Seria tudo de bom!!!

    beijos.
    Segue meu blog? Vou seguir o teu.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito lindo! Como disse a Juliete, no Brasil o incentivo à leitura devia ser mais forte do que ao futebol, mas fazer o que se o país não quer evoluir em educação quando é disso que mais precisamos! Espero que isso mude um dia.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Precisamos urgentemente, mas, pelo visto, nós mesmos temos que continuar incentivando com nossos blogs né... Porque se dependermos do governo, estamos "fritos"!
      Beijinhos, volte sempre!

      Excluir
  3. Que lugar maravilhoso! Amei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 com metas! ★

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Resenha: Estrelas Tortas