Momento Reflexão #10: Dicas de Incentivo à Leitura

    Boa noite, pessoal! Mais um dia escolhido para ressaltarmos a importância da leitura nos dias de hoje - e sempre. Espero que gostem!
    Sabe aquele seu amigo/familiar/conhecido que não gosta de ler? Porque, ao invés de você criticá-lo, não o ajuda? De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2011, 87% dos não-leitores nunca ganharam um livro dos pais durante sua  infância, 63% nunca viram a mãe lendo e 68% nunca viram o pai lendo. Então, é muito provável que essa pessoa não tenha sido incentivada a contemplar a leitura. Por isto, nós, leitores, devemos nos unir para ampliar nossa sociedade de pensadores e não excluí-los. 



    Outro dia, ouvi uma menina dizer "Ler deveria ser proibido!" enquanto eu estava lendo e, vez ou outra, fico imaginando o que seria da sociedade sem livros; fico imaginando a infância desta pessoa. Provavelmente, ela ganhava brinquedos carérrimos que fizeram com que ela crescesse com o pensamento ignorante de hoje. 
    Só para deixar claro que não tenho nada contra quem não lê, mas pessoas que falam e agem como se leitura fosse algo fútil me anojam. Afinal, uma coisa é não ler porque não gosta e outra bem diferente é não ler porque vê como "ah, livro não muda a vida de ninguém!" e sabemos que não é fato. 
    Por isto, decidi reunir dicas para abrir mentes de pais - por mais que não tenham o hábito da leitura - que querem passar isto para os filhos e não sabem como. Falo porque foi assim que meus pais me incentivaram e é evidente que deu certo. Vamos lá!

    1ª dica: Em vez - ou além - de roupas e brinquedos, presenteiem seus filhos com livros de contos de fadas, frutas e legumes falantes (foi meu livro preferido até meus 8 anos, mais ou menos) e coisas com muitas figuras e letras grandes e coloridos.
    2ª dica: Ensinem-os a ler através de livros com desenhos de animais e os nomes dos mesmos, assim, além de estimularem-os, ainda os fazem associar as palavras com as figuras e significados. 
    3ª dica: Pesquisem músicas infantis fáceis e mostrem para as crianças aprenderem a cantar com a letra.
    4ª dica: Mostrem o quanto é divertido ler livros. 
    5ª dica: Acima de tudo, esclareçam que TV, videogames, computador e iPhone são legais, porém há algo que é divertido e ajuda - e muito! - no aprendizado: a leitura.


    "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Não esqueçam de seguir o blog!
Beijinhos ♥

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 com metas! ★

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Resenha: Estrelas Tortas