Conhecendo Paraísos #4: Real Biblioteca del Monasterio de San Lorenzo de El Escorial

    Olá, meus amores! A coluna, queridinha por muitos, desse mês trará hoje para vocês curiosidades sobre a Real Biblioteca de San Lorenzo. Vamos conhecê-la?

 
    Localiza-se na Serra da Guadarrama, no Monasterio de San Lorenzo (foto abaixo), próximo a Madrid. A Biblioteca Real de San Lorenzo, também conhecida como La Escurialense e La Laurentina, ganhou fama no mundo não só pela sua grandiosidade arquitetônica, mas também por ser um marco na história espanhola, já que foi idealizada pelo príncipe renascentista Felipe II.
 

 
    Em 1559, a decisão de construir a Biblioteca no San Lorenzo de El Escorial foi bem polemicada, pois todos esperavam que fosse construída em Salamanca ou Valladolid, porque o nível do interesse por livros é maior, nestes locais.
    Por motivos óbvios, foi considerada a 8ª maravilha do mundo.
 

 
    Em 1566, chegou a primeira leva de livros para que começassem o aprendizado por meio literário. E, ao longo dos anos, Felipe II mandou que fossem copiados exemplares de livros diversificados.

 
Já foi declarado que, hoje em dia, há em torno de 40.000 livros de diversos temas e gostos.


    Em 7 de julho de 1671, ocorreu um incêndio que levou coleções e importantes documentos históricos; uma perda devastadora para a Biblioteca. Em 1625, finalmente, foi contratado um novo bibliotecário, que ficou responsável por reordenar, reclassificar e recatalogar todos os 4.500 volumes que sobreviveram na sala onde houve o incêndio.


 
    Nas estandes, há miniaturas do século XIII, encadernações de couro com ouro (muito chique!),  1.000 manuscritos em árabe, 2.900 em latim e línguas derivadas, 702 em hebreu e 550 em grego.
 

    O teto foi inspirado em diversas artes, que são elas: música, gramática, aritmética, geometria, astrologia, etc. O piso é feito exclusivamente de mármore.

   
    Globos como este foram usados para viagens destinadas à descobertas e para a declaração de viagens já realizadas.
    Em 2 de novembro de 1884, a UNESCO declarou El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial - lugar onde se localiza a Biblioteca - um patrimônio da humanidade.
    Para conhecer o site oficial da Biblioteca, clique aqui.

Beijinhos ♥


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz 2015 com metas! ★

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Resenha: Estrelas Tortas