Momento Reflexão #4: O preconceito mundano

    Em homenagem ao dia do escritor, um texto feito por mim:

    A verdade é uma só, independente do que está sendo falado. No nosso caso, a verdade é sobre o preconceito. Talvez ela também seja preconceituosa, porque, se não fosse, não seria da maneira como é. Sobre qual verdade eu estou falando? Das "diferenças". É que não existem diferenças. Se alguma pessoa é "pobre", ela não escolheu isto para sua vida e ela também não é a única. O correto é aceitar tudo que, para nós, possa ser diferente.
    O que para alguns é diferente, para outros é normal. Por exemplo, para as pessoas privilegiadas que estudam em escolas particulares e podem ir ao shopping aos finais de semana, isto tudo é normal. Mas e para as pessoas que passam dificuldade até para ter o que comer? Será que eles acham a vida dos privilegiados normal? Creio que não.
    O mundo se torna cada vez mais monótono com a falta destes pontos de vista. Falta compreensão; entendimento mundano e compaixão.
    Nós precisamos pensar mais no significado do respeito e aprender a nos colocar no lugar do próximo. E se tudo se invertesse e você fosse uma das pessoas que sofrem pelo preconceito?
    A verdade é que nós somos livre, todos nós; seres humanos. Então temos livre-arbítrio e podemos fazer o que quisermos, tendo em mente que respeitar é dever de todos e aceitar também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos montar uma árvore de livros para o Natal? ★

Feliz 2015 com metas! ★

Resenha: Estrelas Tortas